Protocolo comportamental para episódios de mordidas na creche[1]
· A criança mordedora deve ser imediatamente abordada.
· Abaixar na altura da criança, tocá-la e explicar que o que ela fez é errado e que você não está contente com o comportamento dela de morder o colega. Tom de voz audível e fala de modo firme.
· Explicar à criança que a outra criança machucou e está sentindo dor, estimulando que se coloque no lugar do outro.
· A criança mordedora deve ser retirada da situação (time out) e colocada em algum ambiente em que ela possa ver toda a movimentação mas não tenha acesso a reforçadores, como brinquedos, colegas ou novidades, em local de fácil supervisão. Pode-se dizer à criança que ela vai ficar ali até que se acalme. A criança deverá permanecer em time out por até dois minutos, se tiver até dois anos de idade ou 1 minuto para cada ano de idade da criança, se tiver 3 a 7 anos. Se a criança sair do time out antes do tempo, o educador deverá reconduzi-la ao local. Se possível, não retirar a criança do local se estiver chorando.
· A criança mordida deverá receber atendimento para o ferimento, segundo o protocolo da creche.
· A criança mordida deve ser estimulada a comunicar ao agressor que não gostou do comportamento dele.
· Os pais de ambas as crianças deverão ser comunicados sobre o episódio e a conduta da creche.
A seguir foi elaborado um check list com o objetivo de identificar e prevenir situações que podem favorecer episódios de mordida.
Check-list Chega de Mordida! na creche
Nesse instrumento são apresentadas condições ou situações sob a forma de afirmativas. Analise a rotina da creche e pontue as afirmações de acordo com a ocorrência: Não/ nunca, Às vezes ou Sim/ sempre.
Não/ Nunca
|
Ás vezes
|
Sim/ Sempre
| |
Espaço físico
| |||
O espaço é suficiente e bem aproveitado, evitando aglomerações? | |||
Há variação na utilização dos espaços ao longo do dia (atividades internas e externas)? | |||
Há cantinhos na sala, definidos e equipados para situações/ atividades específicas? | |||
O ambiente é calmo e agradável? | |||
Estruturação das atividades
| |||
As rotinas são bem definidas e organizadas, facilitando a realização ou transição entre atividades? | |||
Há equilíbrio entre atividades dirigidas e atividades livres? | |||
Há variação de atividades a fim de atrair a atenção e engajamento das crianças? | |||
Brinquedos/ materiais e equipamentos
| |||
Os materiais/ brinquedos e equipamentos existem em quantidade suficiente para evitar conflito entre crianças? Estão em bom estado de conservação? | |||
Os materiais/ brinquedos estão ao alcance das crianças, promovendo independência? | |||
Os materiais/ brinquedos são trocados periodicamente, para favorecer o interesse da criança? | |||
Provisão para sono
| |||
São proporcionadas condições para a criança com sono poder dormir, mesmo enquanto outras realizam atividades? | |||
Controle de ruído
| |||
O ruído no ambiente é confortável? | |||
É possível controlar ruídos externos? | |||
A equipe conversa com as crianças em quantidade e volume adequados, evitando excesso de ruído no ambiente? | |||
Manejo de riscos
| |||
A proporção entre equipe e crianças, favorece a supervisão efetiva? | |||
São identificadas precocemente e evitadas situações que podem gerar estresse (crianças muito cansadas, crianças com sono, muito ruído na sala ou proximidades)? | |||
Se há alguma criança especialmente mordedora, ela recebe mais supervisão para prevenir novos episódios de mordida? | |||
Se há alguma criança que é freqüentemente mordida, ela recebe mais supervisão para prevenir novos episódios de mordida? | |||
Protocolo comportamental para mordidas
| |||
Toda a equipe conhece o protocolo para atendimento nos casos de mordidas entre crianças? | |||
Há registro das situações nas quais ocorrem os episódios de mordida (situação que ocorria antes da mordida e o que ocorreu depois da mordida), para futura análise de fatores que possivelmente funcionam como gatilhos? | |||
São feitas tentativas para entender a função da mordida da criança em cada episódio? (Ex. perguntando “ele te deixou bravo, não te deu atenção?”). | |||
São treinados comportamentos da criança adequados e substitutivos à mordida? | |||
A criança mordida é treinada a dizer ou sinalizar ao agressor que não gostou de ser mordida? | |||
Pais
| |||
Os pais de mordedores e mordidos são comunicados sobre os episódios? | |||
Os pais do mordedores e mordidos conhecem o protocolo da creche para lidar com mordidas?
| |||
Os pais dos mordedores são encorajados a treinar as habilidades substitutivas à mordida (como pedir brinquedos, reclamar verbalmente, chamar a atenção)?
| |||
Os pais dos mordedores recebem orientações para agir em casa com a criança?
| |||
Equipe de trabalho
| |||
Há ocasiões para reuniões de equipe para discutir sobre comportamento infantil, entre eles, a prevenção de mordidas?
| |||
Há oportunidade para educação continuada da equipe?
|
Observe a pontuação dos itens. Itens com pontuação Não/ nunca e Às vezes podem favorecer a ocorrência de mordidas, merecendo atenção e adequação. Os itens pontuados como Sim/ sempre representam situações e condições que tentam minimizar stress no ambiente, disputa e agressividade entre crianças, promover maior controle do comportamento, identificar riscos e preveni-los, ensinar habilidades às crianças e a seus pais e capacitar equipe de trabalho para lidar com episódios de mordidas.